Matéria publicada por: Cínthia Demaria

“É possível ter mais de um amor na vida?”. Recebi esta pergunta no Instagram (@afternodiva) e achei pertinente discutir a resposta a partir dos triângulos amorosos que se formam em After: Tessa, Noah/Zed e Hardin; Trish, Vance e Ken; Landon, Dakota e Nora, dentre outros. O amor é explorado na obra de Anna Todd sob diversas facetas, mas hoje vou me ater a estas ‘surpresas’ das parcerias amorosas.

Pelos resultados que conhecemos de cada história, já podemos concluir que sim, é possível encontrar um novo amor, ainda que se considere o passado. 
A vida é cheia de mudanças, de novos encontros e de suas próprias descobertas. Todavia, não há fórmula pronta e nem regra. Cada um tem a sua história e a sua versão de si que poderá (ou não) dividir com alguém.

Tessa amava Noah de um jeito fraternal, respeitoso, e foi sim muito feliz com a segurança que encontrou nele durante toda a vida. Não faz sentido compará-lo com Hardin se pensar que ela era feliz com o relacionamento que tinha. Sem conhecer outro mundo, ela parecia estar muito bem neste, tanto que gostaria que Noah tivesse ido para a faculdade com ela no primeiro momento. Com Hardin foi uma outra história, sobre a descoberta de si mesma. Uma vez que conheceu outra versão de si, percebeu que não poderia ser mais feliz do jeito que era e “viciou-se” em ser a Tessa que experimentava com Hardin.

Trish é uma mulher de um grande amor. A verdade é que ela nunca amou Ken como amou Vance. Embora a vida a tenha encaminhado para o casamento com um terceiro, ela nunca deixou de amar quem ela era quando estava com Vance. Neste caso, ela tentou criar uma versão de si que era ‘necessária’ àquela situação e acabou não sendo feliz. Todavia, ao final encontrou um novo amor e se casou novamente, mas desconfio que a relação com Vance jamais tenha morrido para ela (vide o fatídico dia em que Hardin flagrou os dois). 

Vance, ao encontrar Kimberly, vê outra chance para si mesmo, e isso faz despertar o amor novamente. Bem como Ken, que parece encontrar em Karen, o seu primeiro (e real) amor.

Landon é como Tessa. Amava Dakota, mas foi praticamente “obrigado” a desistir dela, desde que não foi mais uma opção ficar com ela. Nora despertou nele uma nova versão, que ele estranhou a princípio, mas preferiu experimentar mais até ter a certeza de que queria seguí-la pelo resto da vida.

O amor aparece de diversas formas. Algumas são por circunstâncias da vida, por opções, por mudanças de paradigmas e outras nem sempre por escolhas. A experiência faz com que ele floresça sem regras, sem pudor, ele simplesmente acontece. O ser humano muda, conhece novas prioridades e novas versões de si mesmo; e tende a amar aquele que partilhar disso.

Resumindo, sim, é possível ter outros amores na vida a partir das nossas próprias descobertas. Já disse uma vez que o que amamos no outro é na verdade o que ele desperta em nós. Por isso, amamos uma versão de nós mesmos e de quem somos quando escolhemos dividir a vida com alguém. 

Não vale a pena acreditar em um amor único se assim intitular a sua relação antes de vivê-la intensamente. Vale a pena viver, se descobrir e ser feliz, para então perceber que o seu relacionamento é pautado pelo amor. Não há rótulos, nem gênero, nem certo, nem errado. Há a sua experiência totalmente imperfeita, porque o verdadeiro amor está nas imperfeições, no esforço e na sua compreensão de que é possível superar as diferenças de alguém se aquilo lhe trouxer alguma satisfação real.

Amar é compreender-se, valorizar-se e respeitar a sua vontade de ser feliz. Se encontrar uma única pessoa que te desperte isso, legal; mas não significa que não poderá encontrar diversas vezes, porque dentre as várias versões de si, você acaba ficando com a que mais desperta o que há de melhor em você. Como Hardin. Como Tessa.


Nome: After Brasil / Anna Todd Brasil
Online desde: 19 de Junho de 2014
URL: afterbr.com / annatodd.com.br
Webmaster: Douglas Vasquez
Contato: contato@afterbr.com
Versão: 4.0

O After Brasil é a maior fonte sobre a série no Brasil e no mundo; oficializado por Anna Todd e as editoras e distribuidoras parceiras. Todo o conteúdo do site (fotos, notícias, vídeos e etc) pertencem ao site a não ser que seja informado o contrário. Este site foi criado por fãs e para os fãs e não possui nenhum tipo de fins lucrativos.
com

AFTER
Status: Disponível
Direção: Jenny Gage
Roteiro: Susan McMartin

AFTER: Depois da Verdade
Status: Pós-produção
Direção: Roger Kumble
Roteiro: Anna Todd

Design por Douglas Vasquez Codificado por Uni Design
Hospedado por Flaunt Privacy Policy