Foi um longo caminho para Josephine Langford chegar a Hollywood – cerca de 10 mil quilômetros, mais ou menos, para ser exato, se você estiver contando com a cidade natal de Perth, na Austrália. “Demorou muito, muito tempo [para começar], vindo de uma cidade isolada. Perth não é pesado na indústria, então descobrir como entrar foi difícil ”, disse a mulher de 21 anos. “Eventualmente, descobri o que era um agente dos EUA e, por isso, consegui um agente dos EUA. É aí que tudo começou.” E agora que ela está aqui, ela não irá a lugar nenhum, especialmente se o burburinho em torno de seu último filme – seu primeiro como protagonista – continuar.
Se você não está familiarizado com After, então provavelmente você nasceu antes dos anos 90. A série de romance, escrita por Anna Todd, tem uma história infame: começou originalmente como fan fiction sobre o antigo membro do One Direction, Harry Styles, que Todd escreveu em um aplicativo de blog chamado Wattpad. Desde então, evoluiu para cinco romances e, a partir de sexta-feira, um longa-metragem que, a julgar pelo tamanho de sua base de fãs, pode muito bem ser o próximo Crepúsculo.
Antes de aterrissar na potencialmente protagonista de Tessa Young, a protagonista de After, Langford tinha apenas mais um filme com seu nome, o filme de terror 2017 Wish Upon, (no Brasil 7 Desejos). Mas no caso de você não ter juntado as peças, sua irmã mais velha é Katherine Langford, de 13 Reasons Why (no Brasil Os 13 Porquês), embora Josephine diga que as duas não falam sobre trabalho em casa. “Todo mundo me pergunta isso, e sinceramente a resposta é não”, disse ela. “Não sendo arrogante, mas nós duas sabemos o que estamos fazendo.”
Como qualquer romance bom de adolescente, After gira em torno de algo de um amor proibido entre uma ‘boa menina’ caloura de faculdade e um ‘bad boy’, interpretado por Hero Finnes-Tiffin. O enredo central do filme continua o mesmo, com pequenas atualizações do livro de 2014. Como Langford explicou, “não havia a noção de tentar copiar o livro. O filme é muito diferente do livro. O livro inteiro é da perspectiva dela e quando eu li, eu senti como se entendesse como ela pensava, então eu fiz isso. Eu não tentei copiá-la, mas fiz o que senti ”.
Langford leu o livro pela primeira vez durante o processo de testes, mas ela lembrou que ela pode ter tido um encontro ainda mais cedo com o material de origem. “Isso é tão engraçado”, disse ela. “Então, eu uso muito a Internet – é um grande passatempo meu, apenas navegar na Internet. E você sabe como vai para os cantos escuros profundos? Tenho certeza que me deparei com a fan fiction e li as primeiras cinco páginas. Quando eu estava lendo o livro, eu pensava, ‘Isso tudo é vagamente familiar’. Mas eu não sei ao certo.”
Se fez, certamente não estava sozinha – After já tem uma das mais dedicadas fanbases na Internet (a conta oficial do Instagram para o filme tem quase um milhão de seguidores). “Esses fãs são como o FBI”, disse Langford. “Eu não sei como eles fazem isso. Antes mesmo de anunciar meu casting, comecei a receber seguidores. Um dos produtores do filme curtiu um comentário de alguém dizendo, ‘É essa garota’. E foi assim que eles conseguiram.”
Ainda assim, ela ainda não se envolveu completamente com o fato de que sua vida pode mudar muito depois deste fim de semana – embora ela esteja ciente de que talvez seja hora de confrontar isso. “Ainda não acho que caiu a ficha,” disse ela. “Entrando, éramos constantemente lembrados sobre o tamanho da fanbase, e quão grande isso poderia ser, porque eles realmente queriam que estivéssemos preparados, mas eu não acho que agora eu percebi isso ainda. Não será até que eu veja os fãs. Uma coisa é ver um milhão de pessoas no Instagram seguindo a conta, e outra coisa é ver um milhão de pessoas em pessoa.”
Tradução por Josephine Langford Brasil