Esta entrevista aparece nas páginas da VMAN41, a edição de Primavera de 2019, nas bancas em 1 de Março de 2019!
Um ator semi-conhecido sendo transformado em uma celebridade do Instagram aconteceu apenas algumas vezes na história dos fandoms. Aconteceu com Daniel Radcliffe e Robert Pattinson, Jamie Dornan e Ansel Elgort, e agora, é certeiro que aconteça com Hero Fiennes-Tiffin nesta primavera. O garoto de ouro interpreta o par romântico principal em After, chegando nos cinemas em Abril.
O moledo que virou ator, um combo entre a aparência de homem-alfa e pedigree de Hollywood (graças a mãe diretora Martha Fiennes e os atores, tios, Ralph e Joseph) com certeza irá iniciar uma fogueira que será abastecida pela ávida base de fãs de After. Mas agora, todo arrumado em um estúdio no Soho, o londrino de 21 anos ainda é mais conhecido por seu papel como Lord Voldemort em Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Como todo veterano de Hogwarts, ele tem seus amuletos da sorte. De dentro de seu suéter, ele tira a sua corrente de ouro pendente — uma miniatura que ele escolheu em uma joalheria local de Brixton.
“Eu costumava usar apenas a corrente que a minha irmã me deu anos atrás. Eu nunca fui muito de jóias. Eu gostava apenas de ter àquela corrente,” diz em uma voz barítona que desarma e trai as suas origens de atores-realeza e cartão postal metido à Battersea.
Mas usando uma touca, um suéter da What We Wear, e jeans justos pretos, ele é tudo, menos metido. Hoje, o escorpiano de 1,87cm de altura parece tão sério que poderia subir em uma motocicleta Harley e ir embora acelerando — o que ele provavelmente faria se tivesse que fazer: “Meu irmão tinha uma [moto Harley],” ele diz, referindo-se a Titan Fiennes Tiffin, de 23 anos. “Eu comprei uma moto quando tinha 16 anos,” conta. “Quando éramos mais jovens [Titan e eu], nós dirigiríamos qualquer coisa que pudéssemos.”
Uma moto seria o idal para a imagem de bad-boy que ele interpreta em After. O livro que no original era um e-book, postado como uma fanfiction da One Direction pela então autora de 25 anos, Anna Todd, foi lido bilhões de vezes no Wattpad. Logo gerou a Anna Todd um contrato de 6 números com uma editora, um espaço na lista dos Mais Vendidos da New York Times e um acordo lucrativo com a Paramount. Mas para os novatos, o mega-culto a After muitas vezes é uma surpresa, assim como foi para Fiennes Tiffin. “Eu nunca havia ouvido falar do livro antes”, admite. “Saber quantos fãs têm e os números que fez, me deixou chocado.”
Com os fãs de After inclinando o seu fandom na direção de Fiennes Tiffin, resta uma pergunta: ele mesmo, se acha sexy? “Eu acho que você não deve se julgar dessa forma nesse assunto! Acho que você deve ter em sua mente que você é, mas não acho que deva dizer em voz alta”, ele afirma. “Mas acho que sexy é uma palavra que pode significar diferentes coisas. Acho que todo mundo deveria se enxergar como sexy em suas mentes, mas acho que nunca, jamais, devam dizer em voz alta.” Desnecessário dizer, ele mesmo não precisa falar em voz alta. Ele tem muitas pessoas prontas para escreverem fanfictions online sobre Fiennes Tiffin.
Desde o anúncio da escalação de Fiennes Tiffin em julho do ano passado, os fãs de After encheram a internet com fotos e elogios, como um tweetou: “Meninas, chega de mandar mensagem bêbada para o ex, só precisamos mandar DM para o Hero agora.” Algumas foram longe demais ao dissecarem fotos de paparazzis de Fiennes Tiffin, dando zoom em seus bíceps ou o formato em V em seu abdômen. O que ele faz com toda a atenção? “O que os fãs fazem, o esforço que eles colocam nas coisas, é muito bom,” diz de forma diplomática. “Existem, de fato, elementos que são exagerados, e, elementos que são muito legais, mas você tem que colocar um pouco de sal.”
Não foi a popularidade do livro que interessou Fiennes Tiffin tanto quanto a complexidade de seu personagem, Hardin, que encontra a inesperada Tessa (Josephine Langford) na faculdade. Enquanto ele interpretava um Hardin que anda entre a linha do cara misterioso e britânico idiota, ele lia o livro, que é totalmente contado pela perspectiva de Tessa. Então, para entrar na mentalidade particular de Hardin, Fiennes Tiffin conversava diariamente, às vezes por horas a fio, com a autora Anna Todd, que esteve no set como produtora do filme.
Ele trabalhou duro para conseguir acertar o tom do protagonista; Fiennes Tiffin pode listar os projetos que ele estava envolvido, mas que falharam: existem papéis em Dunkirk, o filme do Christopher Nolan, O Ódio Que Você Semeia e a segunda temporada de Stranger Things. “Me lembro de assisti-los e pensar, qual foi o papel que eu fiz audição? E ficar tipo, Ah, eu me lembro!”, ele conta. “Mas às vezes depois de um tempo você pensa, talvez eu esteja fazendo algo errado.”
O que não significa que falta nele confiança. “Eu tenho confiança em mim mesmo, com certeza”, ele diz. “Eu sou auto-confiante, mas eu não pensaria em mim mesmo como um dos melhores. Eu adquiro a minha confiança através das audições; mesmo conseguir uma audição já te eleva como pessoa.” Mas existem alguns projetos dos quais uma audição não será necessária: ele já assinou para as sequências de After.
Enquanto Fiennes Tiffin diz que muitos fãs ainda vão se aproximar dele na vida real, ele sabe que isso está para mudar em breve. Esteja ele pronto para a fama ou não, é outra história. “Eu não acho que se possa estar pronto para este tipo de coisa”, ele diz. Quanto às comparações com 50 Tons de Cinza, ele não se abala. “Óbvio que [50 Tons] deu muito certo,” ele afirma. “Ser comparado com isso não é uma coisa ruim… Mas, algumas cenas não serão tão divertidas de assistir com a galera!”.
Tradução por After Brasil. Credite.