Matéria publicada por: Douglas Vasquez

Entrevista com a escritora best-seller americana,  com a saga que já vendeu cinco milhões de cópias em todo o mundo e mais de um milhão na Itália: “Eu nunca vou ser uma escritora tradicional”

MILÃO – A Cinderella que virou uma princesa global no ramo da publicação, é uma americana de 27 anos, nascida em Ohio, mas texana por adoção, acaba de desembarcar em um hotel de luxo a poucos passos de Duomo. Sorrindo, tranquila, um pouco cansada após o voo intercontinental, Anna Todd – autora da saga best-seller “After”, cerca de cinco milhões de cópias vendidas em todo o mundo, mais de um milhão aqui na Itália –  “não, eu não quero ser e eu nunca vou ser uma escritora tradicional. Eu me considero uma filha da internet. Sem a internet, eu nunca pensaria em criar romances, e agora certamente não estaria aqui.”

E ainda, para essa antiga estudante, casada aos dezoito anos com um militar e, em seguida, convertida para a narrativa romântica-erótica, chamada pela indústria de “novo adulto” (vinte anos ou mais), há uma riqueza de esperanças no mercado. Mesmo para a interação entre novas tecnologias e a literatura tradicional que incorpora. De fato, as aventuras amorosas dos dois protagonistas de suas histórias (ele foi inspirado em Harry Styles da One Direction), escrita em seu smartphone, rompeu pela primeira vez na plataforma on-line de auto-publicação Wattpad, atingindo a quota de um bilhão de visualizações; Em seguida, essas mesmas histórias, levemente adocicadas em cinco volumes, foi levada para as bibliotecas europeias e norte-americanas, com um sucesso quase tão sensacional.

E agora Anna está na Itália para uma mini tour com multidões e autógrafos. E para apresentar o seu mais recente trabalho, “Before”, spin-off de sua famosa saga. Uma oportunidade para nos encontrar e discutir muitos temas, de seu amor por Jane Austen e Charlotte Brontë até o futuro do livro clássico:. “Eu acredito que vou sobreviver a qualquer crise, mesmo se os jovens ler principalmente em dispositivos eletrônicos. Você tem que fazer a pesquisa , e ser mais e mais amigável. Mas em casa, em nossas prateleiras, estes belos objetos feitos de papel, estarão lá, gostamos deles fisicamente, eles nos lembram das experiências que já lemos.” Se você diz, está certo acreditar nisso.

Depois de “After”, por que voltar com “Before”?

“Como sempre acontece comigo, desde que eu comecei a publicar minhas histórias no Wattpad, foram os leitores que me influenciaram, eles estavam há muito tempo me pedindo para saber mais sobre o passado dos dois protagonistas, e, em particular, a de Hardin. Então, quando ‘After’ já era um fenômeno e estava explodindo na publicação tradicional, eu escrevi essa história ”

‘Before’ foi escrito em seu smartphone, como os outros?

“Nem um pouco: digamos que vinte por cento, o resto foi em meu laptop que eu carrego para todos os lugares, eu amo escrever em meu telefone, o ritmo das histórias é muito mais sustentada, os enredos mais importantes, mas agora eu tenho isso; muitos compromissos promocionais, e escrever no computador é definitivamente mais confortável, você comete menos erros. Quando eu estava no Texas e eu não conhecia ninguém, eu tinha mais tempo livre. Eu sinto um pouco de ‘falta’ dessa espontaneidade.

A entrada para a publicação tradicional mudou em parte o seu estilo?

“Inevitável, mas eu tento não ficar muito influenciada e acredito que depois de uma fase inicial de ansiedade estou tendo sucesso. Por isso eu também digo que não vou me tornar uma escritora convencional. E também por outra razão: Através da Internet eu tenho uma relação com os fãs, escritores tradicionais também poderiam ter isso, mas preferem não, permanecem isolados. Nós iremos tornar o romance que estou escrevendo agora no Wattpad, serializado:. Se chama “Nothing More” e é centrado em um menino de 19 anos chamado Landon. estamos sempre no mundo de ‘After’, mas com outros personagens. Bem, meus leitores continuam à me enviar sugestões e correções, e eu muitas vezes mudo de acordo com as suas opiniões. Eu nunca vou desistir. O livro será publicado em setembro nos EUA e, mais tarde, na Itália.”

Sobre o mundo de ‘After’, os personagens e o enredo são muito clássicos como em “Orgulho e Preconceito” e “O Morro dos Ventos Uivantes”: você queria fazer um tributo?

“Sim, claro. Eu cresci em uma pequena cidade em Ohio, eu estava muito entediada, e meu único refúgio eram esses grandes romances cheio de paixão. Nunca sonhei com estrelato, eu queria me tornar uma professora, mesmo que a escola não tenha me induzido a estudar. Então, quando cresci me tornei uma fã de One Direction, eu percebi que poderia combinar essas duas paixões, livros e Harry Styles, o antigo e o moderno, levando as grandes emoções em personagens atuais e contextos.”

Você acredita que através de seus livros os jovens podem descobrir livros de autores como Jane Austen e as irmãs Brontë? Aqui na Itália Sperling & Kupfer, sua editora, os re-publicou em uma série chamada “Os clássicos de After”, e tem sido um sucesso.

“É por isso que os meus protagonistas, Tessa e Hardin, muitas vezes citam esses grandes livros: Eu recebo muitos e-mails de mães que me agradecem, porque depois de ‘After’, seus filhos leram pela primeira vez os clássicos. Para mim é uma verdadeira missão.”.

A diferença é que em seus livros há muito sexo…

“Para mim, é apenas natural escrever, faz parte da vida de qualquer jovem de hoje. Por isso eu sou um fã de E.L James e sua saga “Cinquenta Tons”. Nós nos encontramos quatro ou cinco vezes, ela me deu conselhos valiosos. Considero uma amiga querida, embora ela escreva sobre sexo entre adultos e eu sexo entre jovens, só essa diferença.”

E como Cinquenta Tons, “After” também irá pousar nos cinemas: você pode nos dar uma prévia?

“Tenho um acordo com a Paramount. O roteiro está terminado, não foi eu que o escrevi, mas eu acompanhei passo a passo e estou muita satisfeita. Quanto aos atores, Tessa provavelmente será interpretada por Indiana Evans, e Hardin por um ator chamado Daniel Sharman, que eu amo muito, os fãs tem marcado ele no Twiiter: mais uma demonstração do fato de que eu não posso fazer isso sem eles.”


Fonte: Repubblica


Nome: After Brasil / Anna Todd Brasil
Online desde: 19 de Junho de 2014
URL: afterbr.com / annatodd.com.br
Webmaster: Douglas Vasquez
Contato: contato@afterbr.com
Versão: 4.0

O After Brasil é a maior fonte sobre a série no Brasil e no mundo; oficializado por Anna Todd e as editoras e distribuidoras parceiras. Todo o conteúdo do site (fotos, notícias, vídeos e etc) pertencem ao site a não ser que seja informado o contrário. Este site foi criado por fãs e para os fãs e não possui nenhum tipo de fins lucrativos.
com

AFTER
Status: Disponível
Direção: Jenny Gage
Roteiro: Susan McMartin

AFTER: Depois da Verdade
Status: Pós-produção
Direção: Roger Kumble
Roteiro: Anna Todd

Design por Douglas Vasquez Codificado por Uni Design
Hospedado por Flaunt Privacy Policy