Sejam bem vindos ao After Brasil | A sua primeira , maior e melhor fonte sobre os livros da escritora Anna Todd no Brasil
After No Divã #19 | Trish, o ‘não dito’ e a história construída por atos
POSTADO POR Colunista Convidado EM 05.Jun ARQUIVADO EM:Colunas

Por Cínthia Demaria – Jornalista e Psicanalista

Vocês pediram e aqui está. Todo mundo quer entender um pouco mais sobre a progenitora de Hardin, e com razão. Onde há uma história complexa, sempre há outra ainda mais, principalmente se envolver questões parentais e familiares. A escolhas de Trish fadaram o filho e todo o contexto que a envolveu, a consequências que ela nunca soube dizer e nem tratar. Alguns psicanalistas dizem que passamos a vida tentando resolver os traumas causados em nossos primeiros anos de vida, e Hardin está aí para nos provar isso.

Pelo visto, fazer ‘escolhas erradas’ nunca foi um privilégio do protagonista da obra de Anna Todd. Quem leu a história completa de After sabe que todas as ações de Trish impactaram no desenvolvimento do filho com a vida, desde a história dos ‘dois pais’ até o seu desenrolar com Tessa e os incontáveis traumas que ele precisou lidar.

Resumidamente, Trish casou-se com Ken amando Vance, com quem teve o seu único filho. Sem nunca suportar a ideia de viver às sombras de um casamento falido e sem qualquer tentativa de tentar resolver isso com a esposa, Ken tampona a sua história pela via do álcool. Ele conta por diversas vezes que sempre teve apreço por Hardin, mas que enquanto viviam no mesmo lar, nunca conseguiu suportar a história de traição entre sua amada e o seu melhor amigo que o garoto representava. Percebam como Hardin já nasce em um contexto de culpa. Na psicanálise a gente diz que a chegada de um bebê antecede ao seu nascimento, pois ele é inserido na linguagem antes mesmo de falar, pois já falam por ele, já criam o universo dele e até o nomeiam. “Ele vai se chamar Hardin e significa o resultado de uma história de amor e traição”, que é como Trish descreveria isso, se tivesse tido a chance de falar. 

As consequências do álcool na relação entre Hardin e Ken já foram descritas por aqui, no texto “Ken, Hardin e o alcoolismo”. A mais marcante, entretanto, vale a pena retomar. Por um acerto de contas entre os amigos de Ken, Trish é estuprada dentro da própria casa, aos olhos do seu filho. As consequências disso para ele, já conhecemos. Se pudesse ter uma ‘vingança’ pelo fato da esposa ter se deitado com o melhor amigo, nesse momento Ken haveria conseguido, mas não foi bem assim, e nunca foi esse o propósito. Sem a existência de um casamento que justificasse a união entre eles, Ken muda-se para os Estados Unidos e deixa a esposa e o filho (que nunca foi seu) para trás. Por consequências da vida, Vance também nunca o assumiu e Trish pagou caro por essa decisão até o filho tomar consciência de toda história.

Traumas acontecem, o tempo todo, com todo mundo, mas se isso não é dito, jamais é resolvido. Vejam como essa mãe ‘pagou’ pela sua história até pelo filho que fazia escolhas erradas e teve que sair do lado dela, justamente por nunca ter tido a chance de resolver o trauma da sua infância, como abordei no texto Natalie e o passado traumático de Hardin”. Trish fica sozinha, Hardin vive uma vida ‘de mentira’, sem conseguir relacionar com os seus pais e com o próprio amor, por falta da palavra.

Já disse uma vez que a família de Hardin peca pelo silêncio, principalmente de Trish. Se ela tivesse falado desde o início que amava Vance e assumisse essa escolha, talvez nada disso tivesse acontecido. O fato é que as pessoas vivem reféns de suas culpas, de não poderem amar e serem quem elas quiserem ser. Ela omite para Ken o seu amor verdadeiro, omite de Hardin a sua verdadeira história e omite de si a chance de ser feliz. O ‘não dizer’ vai trazer para essa mulher uma culpa impagável ao longo da vida.

Trish só consegue amar de verdade e ter uma vida tranquila quando Hardin desamarra – aos trancos e barrancos-, todo esse nó. Horas antes de se casar com o vizinho (na tentativa de viver um novo amor), ela ainda mantém uma relação com Vance, que dá a ideia de que algo disso ainda não foi resolvido. É uma mulher que constroi a sua história por atuações e prefere, inconscientemente, correr o risco de ser pega pelo filho a contar toda a verdade pra ele.

Vance e Ken também erram em não dizer a verdade, mas há algo que é da história dela. Trish é, para mim, uma versão antagônica de Tessa, que num primeiro momento é aparentemente frágil, mas que assume as suas escolhas logo a princípio. Não foi preciso um trauma maior para que ela pudesse terminar com Noah o relacionamento que ela nunca quis viver, e isso muda muita coisa.

Trish atua tanto para o filho, que mal se permite sair da vida ‘miserável’ que levava em Londres, como Hardin definia. É uma história que envolve ‘não poder dizer’, muito menos viver um amor que cultivou na juventude e traz consequências traumáticas para uma maternidade que nem ela consegue suportar. Ver Hardin pequeno dividindo a casa com Ken, o homem que ela não amou, traz sofrimento. Ver o jovem que Hardin se torna a partir das escolhas difíceis com outras mulheres, também tem um preço alto pra ela, e por isso se satisfaz tanto quando conhece Tessa. É como se ela depositasse nela, algo que ela mesma nunca conseguiu fazer pelo filho: um homem melhor.

Não fecharia essa história como uma ‘mentira’ pura e simplesmente, porque não é o caso julgar. Cada um sabe da sua dor de existir e talvez Trish tenha sido ensinada a nunca se posicionar frente a um outro e que a felicidade seja sinônimo de culpa. Ninguém faz escolhas erradas por maldade, não há decisão sem um porque. De qualquer forma, não podemos deixar de alertar para um ‘não dito’ que carrega um sofrimento que não é resolvido nem pelo amor do vizinho – que felizmente ela irá encontrar depois-, mas pela exposição de toda a sua história.

Em resumo, não é tamponando uma falta que ela vai deixar de existir. Não há álcool nem paixão que a suporte. Só há o dizer. Quando o ato dá lugar à palavra, há então, paz. O conhecimento a liberta, liberta Hardin e faz de After, uma história feliz, no final das contas.

Sobre a autora

Jornalista por profissão há dez anos e psicóloga há três. Pesquisadora da área de Psicanálise e Cultura Digital, atua na clínica com jovens e adolescentes. No seu aniversário de 31 anos ganhou o livro After de uns amigos psicanalistas. Em um mês já tinha lido a série completa. E agora é só o Depois.

LAYOUT POR : MELISSA S. & GABRIELA G. • SOME RIGHTS RESERVED AFTER BRASIL • HOSTED: FLAUNT.NU
COM