Matéria publicada por: Douglas Vasquez

A revista americana Orange Magazine fez uma matéria sobre Anna Todd e o mundo dos fandoms e fanfictions. Confira:


 

Quando Anna Todd começou a escrever fanfics de One Direction, ela tinha muita vergonha de contar a qualquer um, incluindo o seu próprio marido. Depois de um bilhão de leituras on-line, um acordo de publicação de meio milhão de dólares e uma adaptação para o cinema com a Paramount, ela decidiu parar de se preocupar tanto com o que as pessoas pensam.

A ex-garçonete do Waffle House de 26 anos cresceu na pequena cidade de Dayton, em Ohio. Após se casar com seu namorado assim que saiu da escola, a recém-casada se mudou com ele para o Texas, onde o Exército o havia colocado em Fort Hood. Ela ficou mudando de cursos na faculdade local onde estudava, sem saber o que queria fazer com o resto de sua vida. “Meu sonho era ser uma escritora, mas não o achei realista, então nem sequer entretive essa ideia.”, diz Todd.

Ela achou difícil se relacionar com as outras esposas do Exército na base, muitas das quais eram mais velhas que ela e já tinham filhos. Foi quando ela começou a passar mais tempo em seu computador, eventualmente descobrindo e imergindo-se no mundo on-line de fandoms – de “Harry Potter” e “Crepúsculo”, a “the 90’s boyband Hanson“. “Eu senti como se tivesse um lugar onde eu finalmente me encaixava”, diz ela. “Era apenas um lugar onde todo mundo amava a mesma coisa.”

Eu senti como se tivesse um lugar onde eu finalmente me encaixava

O fandom One Direction, cuja dedicação fervorosa à boy band britânica borda a histeria, foi um desses lugares onde Todd encontrou um lar virtual. Ao seguir contas de fãs no Instagram e ler posts no Tumblr, ela encontrou histórias com os membros da banda. Escritas por fãs, elas eram postadas no Wattpad, uma comunidade on-line que é parte plataforma de publicação, parte rede social. Os livros eram atualizados capítulo por capítulo, e os usuários podiam comentar cada parágrafo ou mesmo enviar uma mensagem direta ao autor. Depois de devorar todas as histórias do site que ela considerava “legíveis”, Anna ficou sem ter o que ler. Um dia, uma vez que ninguém estava atualizando suas fanfics, Todd decidiu escrever uma história que ela mesma gostaria de ler.

Escrito sob o pseudônimo de imaginator1D, “After”, que já evoluiu para uma saga de cinco livros, imagina o membro do One Direction Harry Styles e o resto de seus companheiros de banda como universitários normais da Universidade Estadual de Washington. O romance erótico é centrado na relação tumultuada entre Tessa, uma caloura de faculdade, e Harry (rebatizado de Hardin no livro por razões legais), um estudante alcólatra com problemas de raiva. Além de suas tatuagens e outros atributos físicos descritos, o volátil personagem não carrega praticamente semelhança alguma com o membro real da boy band.

Todd, que escreveu a maior parte do livro em seu smartphone, atualizou sua história no Wattpad com novos capítulos todo dia. Ela finalmente começou a notar a popularidade sem precendentes de seu romance quando recebeu mais de um milhão de vizualizações em dois meses. De repente, as ofertas dos agentes e editores inundaram sua caixa de entrada. Honestamente, eu pensei que era mentira no íncio”, diz ela. “Como se fosse um adolescente pregando uma pegadinha em mim ou algo do tipo.”

O e-mail do Wattpad se oferecendo para representar e promover “After” para editoras acabou se revelando muito real. Conseguir um acordo de publicação também não foi difícil, dado o número de leituras online. “Eles ficavam tipo, ‘Nós estamos indo para Nova York se encontrar com todos esses editores e, depois, você pode escolher um”, diz Todd. Todas as chamadas “cinco grandes” editoras – Simon & Schuster, Macmillan, HarperCollins, Hachette e Penguin Random House – disputavam os direitos de sua história. Todd finalmente fechou um contrato de quatro livros por cerca de US $ 500.000 com a Simon & Schuster. Uma semana depois, Paramount adquiriu os direitos do filme.

Hoje ninguém pode negar que os autores que começaram com fanfiction oferecem algo positivo em termos de descoberta, publicidade e alcançe.

Enquanto os críticos foram rápidos em denunciar a percebida falta de aptidão da escrita de Todd e as origens do romance no Wattpad, seu potencial para o sucesso era inegável. E.L. James de “Cinquenta Tons de Cinza”” já tinha provado que, apesar das críticas, uma fanfic escrita por um autor de primeira viagem pode sim chegar a lista dos mais vendidos em todo o mundo e ainda produzir um filme blockbuster. E, assim que “After” começou a apareçer, os editores pararam de escárnio e começaram a acompanhar o fenômeno.

Jennifer Bergstrom, vice-presidente e editora da Simon & Schuster’s Gallery Books Imprint, diz que enquanto ela e outros membros da comunidade de publicação foram “céticos” em relação a fanfics no ínicio, eles tomaram a abordagem de avaliação de cada romance caso por caso. “Atrevo-me a dizer que alguns editores têm as mesmas reservas que eles tinham há alguns anos atrás, e hoje ninguém pode negar que os autores que começaram com fanfiction oferecem algo positivo em termos de descoberta, publicidade e alcançe.”, diz Bergstrom.

Enquanto fanfics têm uma história mais longa do que apenas os últimos anos, a sua proliferação e visibilidade é algo novo.  O Wattpad agora possui mais de 40 milhões de usuários, com 11 bilhões de minutos gastos em leituras no site a cada mês. Este aumento da auto-publicação online tornou possível para os autores adquirir leitores e plataformas consideráveis antes mesmo de se aproximar de uma editora.

Todd, que recentemente retornou de uma turnê européia de seu livro, atribui a maior parte de seu sucesso a estes sites de compartilhamento de histórias, assim como as redes sociais. Sem o Twitter e o Instagram, ela diz que duvida que “After” teria sido publicado. Apesar de suas séries participarem das listas dos mais vendidos em todo o mundo, Anna ainda não tem um agente literário e não pretende obter um em um futuro próximo. “Eles simplesmente não entendem o Wattpad, a Internet e os fandoms”, diz Todd, cujo quinto romance “Before” chegou as livrarias americanas dia 8 de DezembroMas a “Wattpader orgulhosa” sabe que não deve abandonar a base de fãs on-line que a tornou famosa. Afinal, a Internet é o lugar onde ela encontrou sua primeira casa.


Nome: After Brasil / Anna Todd Brasil
Online desde: 19 de Junho de 2014
URL: afterbr.com / annatodd.com.br
Webmaster: Douglas Vasquez
Contato: contato@afterbr.com
Versão: 4.0

O After Brasil é a maior fonte sobre a série no Brasil e no mundo; oficializado por Anna Todd e as editoras e distribuidoras parceiras. Todo o conteúdo do site (fotos, notícias, vídeos e etc) pertencem ao site a não ser que seja informado o contrário. Este site foi criado por fãs e para os fãs e não possui nenhum tipo de fins lucrativos.
com

AFTER
Status: Disponível
Direção: Jenny Gage
Roteiro: Susan McMartin

AFTER: Depois da Verdade
Status: Pós-produção
Direção: Roger Kumble
Roteiro: Anna Todd

Design por Douglas Vasquez Codificado por Uni Design
Hospedado por Flaunt Privacy Policy